Coaching Executivo

Coaching Esclarecendo Dúvidas…

Ao conversar com algumas pessoas a respeito do conceito de Coaching, tive a oportunidade de constatar que ainda existem muitas dúvidas a respeito desta prática em ascensão no meio organizacional.

Surgiram perguntas do tipo: É igual a um treinamento? O Coach dá todas as diretrizes para o cliente? Qual o tempo necessário para obtenção de resultados concretos? E assim por diante…

A partir daí, pensei em elaborar um artigo que pudesse esclarecer tais questões, bem como o funcionamento efetivo do processo de Coaching, mostrando, assim, sua forma de atuação e a quem se destina.

Então, vamos a algumas informações relevantes, onde espero contribuir com os leitores, fazendo-os entender que trata-se de um instrumento muito rico de descobertas, aprimoramentos profissionais e pessoais que podem promover resultados concretos e proporcionar mais prosperidade no ambiente de trabalho, tornando, consequentemente, as pessoas mais realizadas por conta de um processo de autoconhecimento.

O que é Coaching?

É uma parceria com clientes em processo instigante e criativo que os inspira a maximizar seu potencial pessoal e profissional. Definição do International Coach Federation – ICF.

O Coaching visa ajudar as pessoas a atingir resultados. É uma atividade meio e não atividade fim. Ele tem foco em Gestão, Desempenho e Resultados.

Existem diferentes correntes para realização do processo de Coaching. Atuo  com a metodologia do Sistema  ISOR desenvolvida pelo Instituto Holos de Qualidade – voltada ao desenvolvimento integrado das pessoas e suas Organizações, adotando uma visão sistêmica de atuação.

O que é Coaching Executivo?

Trata-se de um processo comportamental e de conscientização, cujo foco está na atividade profissional do indivíduo, no acompanhamento de suas ações ou do seu plano de desenvolvimento dentro de um contexto corporativo.

O Coaching Executivo é um ativador de competências, gestor de mudanças e facilitador na busca de um foco pessoal e profissional.

Qual a contribuição do Coaching Executivo?

O Coaching contribui para o desenvolvimento de novas competências, habilidades, comportamentos e atitudes. É um recurso focado no atendimento das necessidades do presente.

É um momento de reflexão do Coachee (Cliente que desfruta do processo de Coaching) que possibilita encontrar suas próprias respostas aos questionamentos ou pontos que necessitam ser aprimorados.

O Coach (profissional que conduz o processo de Coaching) não dá respostas. Ele é um Facilitador dentro de um processo reflexivo, conscientizador e libertador.

A quem se destina?

A todos os profissionais que atuam em empresas de pequeno, médio e grande porte que têm a necessidade de aprimorar sua performance profissional e galgar novas posições em sua empresa.

Qual a duração do processo?

Em se tratando de Ser Humano, não podemos determinar um período exato, mas dentro da metodologia ISOR, que é a minha linha de formação e certificação, um processo de Coaching acontece, normalmente, entre 8 a 16 encontros, 1 vez por semana com 2 horas  de duração, onde são discutidos diversos temas voltados para a reflexão. Ao longo desses encontros, o Coachee (Cliente) ainda pode realizar diversos “deveres de casa” para maior aprofundamento e aceleração do processo.

O processo é bastante dinâmico  e diversas ferramentas são aplicadas/utilizadas visando facilitar a assimilação dos conceitos abordados e sua aplicabilidade na vida diária.

O Coaching é Individual ou em Grupo?

Pode acontecer das  duas formas. Os encontros podem ser individuais ou em pequenos grupos. O recomendado é que o grupo seja de no máximo 6 pessoas.

É válido reforçar que todo e qualquer assunto discutido durante e ao longo do processo de Coaching é estritamente confidencial, não sendo levado a adiante. Isto consta no Código de Ética do Coach elaborado pelo ICF e que precisa ser cumprido à risca. uma vez que o pilar confiança é fundamental para o sucesso da atividade.

Espero ter contribuído e compartilhado informações básicas a respeito de uma atividade que está em franca expansão e que tem todas as possibilidades de ajudar na construção de empresas felizes e no alcance de seus objetivos estabelecidos, pois uma organização tem maiores chances de alcançar tais finalidades, a partir do momento em que seus Líderes estão focados e cientes de suas potencialidades.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima