Colaboradores - Como Melhorar o Engajamento

Colaboradores – Como Melhorar o Engajamento

Você sabe como melhorar o engajamento dos colaboradores?

Independentemente do tipo ou tamanho de uma empresa, manter os colaboradores engajados é sinal de clientes satisfeitos.

Um diferencial em época de grande competitividade, mas um grande desafio.

É de vital importância que os funcionários não estejam somente envolvidos com sua empresa, eles precisam estar comprometidos com as atividades ali executadas.

Ter pessoas motivadas dependerá principalmente da postura e atitude da liderança.

Para isto, alguns pontos abordados em seguida são muito importantes:

Perfil adequado a função

Ao iniciar uma contratação não identificamos corretamente o perfil do contratado para a função que irá exercer.

Muitas vezes olhamos somente a formação técnica e não todo um conjunto que seria necessário.

Esta situação pode ser minimizada organizando com os outros colaboradores da empresa, um mapeamento de suas habilidades e competências e adequando as tarefas dentro do quadro existente.

Além disto, após esta identificação as novas contratações devem seguir esta possibilidade.

Identificação com os valores da empresa

Os valores da empresa precisam ser o referencial para todo o trabalho desenvolvido pelos colaboradores.

E neste caso líderes e gestores assumem o papel principal, pois se a liderança não estiver comprometida, não conseguirá manter o engajamento dos demais colaboradores.

São os líderes e gestores que estarão fortalecendo na prática e no dia-a-dia a consolidação dos hábitos e atitudes dentro da empresa.

Valorização do funcionário

É um dos fatores que mais solidifica o engajamento dos colaboradores e pode ser exercida de várias formas.

O oferecimento de um plano de carreira estruturado possivelmente é o que causa um efeito mais positivo, pois o colaborador identifica um real objetivo que de fato ele pode alcançar.

Além disto, oferecer novas responsabilidades e desafios também gera engajamento, mas é necessário investir em feedback frequentemente.

Não somente apontando críticas, mas com palavras de apoio e dicas de como melhorar.

Comunicação

A comunicação entre os vários setores e níveis de uma organização é o fator que permitirá que o engajamento se torne real.

Pois, se torna uma via de mão dupla na medida que tanto colaboradores quanto gestores tem um ganho ao ouvir o outro.

Muitas questões podem ser clarificadas.

É o momento onde o gestor estará medindo o nível de satisfação e identificando possíveis problemas.

Investir em uma comunicação clara e objetiva, onde o colaborador consiga identificar as solicitações, é fundamental ao engajamento de alto nível.

Papéis claros e definidos

Este ponto será o resultado da comunicação efetiva entre gestores e colaboradores.

Saber o que se espera em uma determinada função facilita o trabalho a ser desenvolvido.

Mas é necessário ter uma atenção neste ponto, é importante que o colaborador possa sentir um determinado grau de autonomia para que possa imprimir um pouco do “seu jeito” nas atividades realizadas.

Isto o motivará a estar mais animado e responsável com o seu trabalho.

Conflitos podem ocorrer, mas é importante que todos sintam um clima de pertencimento, acolhimento e que os possíveis problemas serão ouvidos, discutidos e que terão a solução mais adequada e possível.

Engajar os colaboradores é um dos pontos mais desafiadores da gestão de pessoas.

Mas totalmente possível.

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