Terceira Idade Mercado de Trabalho

Como Conseguir Emprego na Terceira Idade?

Empresas sérias e modernas estão apostando, cada vez mais, na terceira idade, buscando profissionais pela experiência, comprometimento e postura na hora de contratar .

Profissionais mais velhos são geralmente mais compromissados e levam mais a sério tarefas que a chamada geração Y não tem paciência para fazer.

Este é o motivo pelo qual as empresas estão apostando nos profissionais chamados 3ª Geração ou “melhor idade”.

Novas oportunidade estão surgindo para diversas segmentos como: redes de fastfood, indústrias, hotelaria, varejo (comércio) e para áreas de gestão .

Cada vez mais programas voltados para a empregabilidade de idosos ganham o planejamento estratégico das empresas.

O importante não é a idade em si, mas, a experiência e o potencial de reverter o custo em benefício da produtividade da empresa.

Vale lembrar que deve-se procurar oportunidades onde se encaixe melhor e usar a experiência para captar novas oportunidades de trabalho.

Relacionamos algumas dicas ao participar de entrevistas de emprego, são elas:

  • reforce sua experiência;
  • enfatize suas qualidades, vivências e mostre que você tem ainda muito gás para aprender;
  • demonstre estar atualizado com o mercado de trabalho;
  • e principalmente que está preparado para trabalhar em equipe.

Outra dica importante é estar atualizado, participe de cursos, palestras, workshops e fique por dentro!.

Atualize-se em ferramentas de informática, certamente será um diferencial para uma contratação de emprego.

Experiencia e Força de Vontade – requisitos importantes.

Procure usar sua idade avançada a seu favor e tirar proveito de tudo.

Se você tiver força de vontade e persistência vai encontrar o emprego dos seus sonhos.

O Importante é cuidar de sua autoestima e ter um alto astral. Demonstre energia e que sabe trabalhar em equipe, estes fatores vão contar muito na hora da empresa decidir pelo candidato.

As empresas estão identificando pontos positivos para contratação de profissionais considerados melhor idade, acima de 50 anos, Entre eles são expertise, tanto do ponto de vista técnico quanto comportamental, o comprometimento e o senso de responsabilidade com o trabalho, estes são os mais considerados.

Outro dado importante é a Flexibilidade – Compreender e se adaptar a mudanças da empresa é fundamental, saber interagir com a geração y principalmente para cargos de liderança será fundamental para o sucesso destes profissionais com mais de 50 anos.

Muitas empresas estão desenvolvendo programas específicos para a contratação de colaboradores na terceira idade, o importante é ficar atento, prestar atenção aonde existem as melhores oportunidades e que venham de encontro com as suas qualificações, experiências e principalmente de acordo com a sua experiência pratica. São dados para não errar na hora de buscar uma empresa e/ou cargo. Procurar a empresa certa para o cargo certo, ainda está em voga.

Empresas modernas, além de ser uma ação de responsabilidade social, as organizações também encontram benefícios na admissão de profissionais com mais de 50 anos, reduzindo os problemas de absenteísmo, falta de pontualidade e mau atendimento, com isso, reduzindo as insatisfações por parte da empresa e clientes. Os mais “maduros” sabem administrar bem estas ações.

Podemos também constatar que a terceira idade tem responsabilidade e um sentimento enorme de gratidão pela empresa, isso reforça que a rotatividade reduz consideravelmente.

A tendência é que, cada vez mais, o mercado aceite estes profissionais. Eles têm vários valores a serem agregados às organizações, como: sintonia entre as gerações, respeito, dedicação, experiência, confiança e ainda podem ser disseminadores de conhecimento.

Podemos concluir que, a partir de 2014 as oportunidades de trabalho para a melhor idade serão o diferencial nas contratações das empresas, haja visto, haver muitas vagas em aberto para este quadro. Sabendo aproveitar estas oportunidades e procurando o cargo certo haverá muita chance de conseguir bons empregos.

Apesar de não ter vagas específicas para a terceira idade, algumas empresas oferecem cargos sem limite de faixa etária.

Finalizando

O profissional da área de RH defende ainda que as empresas também ganham trabalhando com funcionários de idades diferentes. “A união da experiência dos mais velhos com a energia e criatividade dos jovens pode garantir mais competitividade, suprir a necessidade de preenchimento das posições que estão em aberto”.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima