Apresentação de Slides

Como Criar Apresentações Impactantes

Esse artigo não será apenas um artigo para sua leitura, meu intuito aqui é fazer com que você reflita, que você consiga se enxergar dentro do contexto proposto e entenda sobre a importância de uma boa apresentação, independente de qual ferramenta você utilizará.

Hoje em dia é muito comum recebermos em nossa caixa de e-mail diversas propagandas de cursos, congressos e palestras, principalmente se você for um profissional antenado com as novas tendências do mercado de trabalho.  De repente você se depara com a propaganda de um congresso no qual o assunto é extremamente do seu interesse, inclusive com palestrantes renomados na área. Você então decide se inscrever, investindo assim na sua carreira. Mas, para sua surpresa a apresentação não foi tudo aquilo que você esperava. A sua expectativa foi além do que de fato foi apresentado.

Se isso já aconteceu com você se anime, pois esta situação permitirá que você faça diferente quando estiver a frente de uma apresentação, seja em sala de aula, durante a apresentação de resultados de sua equipe ou empresa, palestra, treinamento, enfim, se colocar no lugar da plateia nesse momento é fundamental.

Não sei qual ferramenta você utiliza para realizar suas apresentações, mas independe de ser no Power Point, Prezzi, dentre outras, tenha sempre em mente as perguntas citadas abaixo:

  • Esses slides prenderiam minha atenção?
  • As imagens utilizadas estão de acordo com a ideia a ser transmitida?
  • Muito texto ou pouco texto?

Poderia aqui listar diversas indagações, mas acredito que essas sejam as fundamentais para impactarmos nosso público alvo durante uma apresentação.

Vamos falar sobre alguns pontos, diante de tantos que poderíamos esclarecer aqui:

Esses slides prenderiam minha atenção?

É recomendável criar um padrão de apresentação, uma cor padrão, mesmo que haja outras, mas uma precisa ser a cor predominante.

Não existe uma fonte ideal, isso vai depender muito do seu público, do assunto abordado, do padrão escolhido, a sugestão que dou é sempre utilizar uma fonte legível, mas uma coisa é fundamental, o tamanho da fonte não precisa ser gritante. Tome muito cuidado com as palavras que deseja dar destaque.  Mas sobre isso falaremos em outro tópico.

As imagens utilizadas estão de acordo com a ideia a ser transmitida?

Já passamos da era onde as imagens eram de bonecos ou objetos feitos no Paint. Evoluímos!

Explore imagens reais, pessoas gostam de ver pessoas, imagens concretas. Mas é fundamental que a imagem escolhida retrate exatamente o que você quer transmitir ao seu público. Imagine sempre que a imagem escolhida precisa falar por si só. Mas, tome muito cuidado com os excessos, eles são dispensáveis.

Muito texto ou pouco texto?

Afirmo que essa é a pergunta mais importante. Numa apresentação a sua fala, a sua postura, a sua segurança e firmeza precisam ser mais evidentes do que seus slides. Os slides são apenas para te dar base, te manter dentro do assunto e facilitar a sua comunicação.

Se houver muito texto a plateia ficará sempre na dúvida se é para ler o slide ou prestar a atenção no que você está falando. Se seus slides possuem textos enormes dificilmente esse público lhe dará a atenção e a interação será a mínima possível, pois em poucos minutos o sono baterá a porta da grande maioria.

Pense sempre que os slides são feitos mais para você do que para o público presente, eles que te darão a base necessária para seguir em concordância com o tema central.

Ao concluir a elaboração de sua apresentação, revise-os quantas vezes for necessário.  Retire os excessos e dê ênfase ao que você entende ser fundamental no desenvolvimento do conteúdo, ou seja, aquilo que de fato você quer passar.

Essas considerações também servem para demonstrações de gráficos em planilhas de Excel, mas sobre isso falaremos em breve.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima