Empreender Final de Ano

Como Empreender e Ganhar Dinheiro Extra no Fim do Ano

Existem negócios sazonais que somente nessa época de fim de ano têm movimento e intensa atividade.

Existem outros negócios, que embora tenham atividade durante todo o ano, crescem nesse período de fim de ano.

Fique atento a esses dois fenômenos.

No comércio, alguns setores demandam colaboradores extras no último trimestre.

São negócios diversos, desde roupas e acessórios, a alimentação, passando por educação e eventos.

Com a proximidade do Natal, alguns setores do comércio costumam contratar pessoal extra para atendimento às vendas, entregas e serviços agregados, tais como consertos de roupas, decoração de ambientes, recepção em eventos, etc.

É bem verdade que a crise tem reduzido significativamente as vendas de produtos e serviços e a quantidade de pessoal extra que seria contratada também diminui.

Como conseguir aproveitar as oportunidades que restam?

Primeiramente, você tem que oferecer algo diferenciado para competir por essas oportunidades.

Outro dia, conversando com uma empresária do ramo de papelaria e livraria, ouvi dela uma informação interessante sobre o critério de contratação de pessoal para atender à demanda por livros e cadernos escolares.

Ela me disse que o seu diferencial na venda desses artigos era entregar os livros e cadernos encapados, conforme exigência das escolas. Então, o critério de contratação de colaboradores estava baseado na habilidade de executar esse serviço agregado.

Esse exemplo nos mostra que, em período de crise (e fora dela também) o diferencial competitivo é determinante.

Então, minha sugestão a quem se propõe a empreender e ganhar um dinheiro extra no final do ano é identificar a demanda por produtos e serviços diferenciados e associar isso às suas capacidades e habilidades.

O que você sabe fazer ou produzir que seja um diferencial competitivo no mercado?

Encontrada a resposta, comece a planejar como se apropriar dessa oportunidade e elabore um plano de ação para realizar seu produto ou serviço.

Ofereça esse produto ou serviço ao mercado demandante, seja ele o consumidor final ou outro empreendimento que perceba valor agregado no que você oferece e possa associar seu produto ou serviço ao dele.

Comece investigando o mercado, descubra as oportunidades que existem e prepare-se para se apropriar dessas oportunidades.

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