Como Fidelizar Cliente

Você sabe Como Fidelizar um Cliente?

Você sabe como fidelizar um cliente?

O cliente está cada mais vez mais seleto, exigente, questionador e receoso. Por isso, devemos cuidar muito bem dos que compram para torná-los fieis.

Um cliente fiel opta por comprar com você entre todas as outras opções disponíveis no mercado e além de premiar você, ele divulga, defende e vende para você sem cobrar nada em troca.

Porém, para a fidelidade do cliente, é necessária a busca constante por estratégias que superem as expectativas e façam o cliente lembrar do seu atendimento.

Para atingir este objetivo, seguem algumas dicas.

Chame seu cliente pelo nome ao se despedir dele. O nome é muito importante para firmar um relacionamento.

Deixe um cartão de visita e procure deixar uma frase de impacto para o cliente lembrar de você.

Por exemplo:

Eu me chamo Gustavo Malavota, e quando me despeço dos meus clientes brinco dizendo: “Não se preocupe, em breve a Mala volta.”

O trocadilho não é muito engraçado, mas todos os clientes lembram do meu nome quando retorno.

Crie táticas de manutenção de contato.

Quem não é visto, não é lembrado.

Esse ditado é bem antigo, mas funciona até os dias atuais.

E-mail, whatsapp, telefone, redes sociais, existem inúmeras formas de manter contato com o cliente. Depende apenas de boa vontade em fazer e uma estratégia bem planejada para não incomodar os clientes.

Ofereça oportunidades exclusivas para os clientes fiéis.

Alguns exemplos:

  • Descontos exclusivos;
  • Preferência na escolha das novidades;
  • Dicas de utilização do produto;
  • Clube de vantagens e fidelidade.

São ações valorizadas pelo cliente e escassas no mercado. Uma ótima forma de se diferenciar dos concorrentes.

Agora fidelizado, o cliente deve ser nutrido e de preferência com bastante frequência tomando cuidado para não exagerar na dose.

O cliente que recebe ligações do vendedor, mesmo que tenha ocorrido um problema, ele continua comprando e recomendando você.

Importante fazer uso de ferramentas de CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, em português) – assim os contatos não se perdem, você pode categorizar os diferentes clientes e bolar novas estratégias de contato para ter os clientes sempre na sua base e comprando com você.

Boas vendas!

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