Como Identificar Necessidades Cliente

Como Identificar as Necessidades do Cliente

Como identificar as necessidades do cliente e atendê-lo de forma eficaz para fidelizá-lo?

O ponto focal de qualquer negócio é o cliente e o primeiro sintoma da crise é o desaparecimento do cliente ou a redução do seu habitual nível de consumo.

Para evitar que isso ocorra o empresário tem que entender quais as razões do cliente ao preferir comprar de sua empresa.

Responda as seguintes perguntas:

  • O que você, empresário, imagina ser a razão de um cliente preferir seu estabelecimento para adquirir um produto ou serviço?
  • O que você está fazendo para manter seus clientes, principalmente nesses tempos de crise?

É fato que os consumidores em geral estão mais seletivos ao escolher os serviços e produtos, pois buscam qualidade e inovação com preços acessíveis.

Por essa razão, cabe ao empresário investir em inovação.

Inovação em produto, em processo, em marketing ou na própria organização.

Criar no consumidor a necessidade de adquirir seus produtos ou serviços.

Para isso, os empresários devem passar a enxergar as oportunidades em tudo o que os cerca.

Segundo Gary Hamel, há três tipos de empresas:

  • As que tentam levar os seus clientes onde eles não querem ir;
  • As que ouvem os seus clientes e depois respondem às suas necessidades;
  • As que levam os seus clientes aonde eles ainda não sabem que querem ir.

Independentemente do tipo de empresa que você quer ter, o importante é o foco no cliente.

Somente assim você irá conhecer seu cliente, identificar suas necessidades e procurar atendê-lo de forma eficaz e fidelizá-lo.

Clientes têm características distintas e é importante que você perceba qual das características que os fazem entrar em seu estabelecimento e adquirir seu produto ou serviço.

Clientes têm preferências, hábitos, necessidades, alternativas e fundamentalmente, poder.

Quando um cliente entra em seu estabelecimento em busca de um produto ou serviço ele tem uma expectativa: ser atendido naquilo que procura.

Se você frustra essa expectativa, com certeza perde a possibilidade de tê-lo como cliente.

Se você simplesmente atende a essa expectativa, a possibilidade de tê-lo como cliente é grande, mas não é garantida.

Mas se você supera sua expectativa, você o encanta e aí sim a possibilidade de fidelizá-lo é quase certa.

Entenda seu cliente.

Saiba quais as razões que o fazem preferir seu estabelecimento ou seu negócio.

Crie uma proposta de valor que o encante.

Essa é a forma de fidelizá-lo.

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