Conflito de Gerações Ambiente Corporativo

Como Lidar com o Conflito de Gerações no Ambiente Corporativo

É um fato que no mundo corporativo atual constatamos que coexistem pessoas de três gerações distintas: os Baby Boomers (aqueles nascidos entre 1946 e 1964), os Xs (nascidos entre 1965 a 1979) e os Ys (nascidos entre 1980 a 1995). Cada geração apresenta características e comportamentos distintos, dificultando o relacionamento no ambiente de trabalho e muitas vezes causando conflitos difíceis de serem resolvidos.

Uma pesquisa realizada pela Câmara Americana de Comércio Brasil – Estados Unidos (AMCHAM), em 2011, revelou que 75% das empresas relatam problemas decorrentes de conflitos de gerações. Outro estudo, desta vez realizado pela ASTD Workforce Development, em 2014, constatou que 91%, das quase 1350 empresas pesquisadas, possuíam indivíduos das três gerações, que tais conflitos representavam perdas de 12% na produtividade e que se gastavam cerca de 5 horas por semana administrando conflitos entre gerações.

Isso se dá porque cada geração possui experiências distintas, seus representantes nasceram em diferentes momentos na história e hoje coabitam o mesmo ambiente corporativo. Obviamente, cada geração possui ideias, formas de agir e pensar diferentes. Sendo assim, existe o grande desafio de conhecer essas três tribos e atuar para diminuir o impacto das diferenças, potencializando os aspectos positivos de cada uma.

No mundo objetivo, o que observamos é que as diferenças implícitas e explícitas entre as gerações geram conflitos e aí reside o desafio em lidar com esse mix de formas de pensar.

Por um lado, as diferenças podem contribuir para um clima organizacional desconfortável, causar estresse e insatisfação, reduzir o nível de comunicação entre os indivíduos, ocasionar resistência às mudanças e afetar o comprometimento e a lealdade à organização. Mas, nem tudo é de tudo ruim e, as diferenças, podem ter consequências positivas, tais como, estimular a inovação e a criatividade, melhoria no processo decisório organizacional e novas abordagens para os problemas podem ser encontradas em virtude das formas distintas de se ver o mundo.

A existência de tamanha diferença exige um equilíbrio nas ações e o primeiro passo a ser dado deve ser entender os comportamentos, percepções e objetivos de cada geração. Desta forma, será possível traçar estratégias que estimulem cada indivíduo a dar o melhor de si, que somado ao que os outros indivíduos também possuem de melhor, contribuirão para o desenvolvimento eficaz da organização e para seu próprio desenvolvimento pessoal.

A estratégia organizacional de mixar os talentos e buscar o melhor de cada geração passa por entender e respeitar as diferenças e motivar os colaboradores na busca pela melhor versão de si mesmos.

O que as organizações podem fazer para mitigar os efeitos ruins das diferenças e potencializar os positivos? Aqui vão algumas dicas:

  • Levar em conta os diferentes valores e percepções do mundo;
  • Entender que cada um trabalha de uma forma e a maneira de gerenciar e abordagem deve ser também distinta;
  • Procurar valorizar o que cada tem de melhor e como melhor pode contribuir para a organização, ou seja, focar no positivo e nas soluções;
  • Incentivar o diálogo é uma estratégia que costuma funcionar com relativa frequência;
  • As três gerações possuem diferenças, mas também similaridades. Procurar identificar os valores e características congruentes trará bons retornos.

Minha experiência me mostra que é possível uma convivência harmônica entre as diferentes gerações, ainda que não existam fórmulas científicas comprovando tal percepção. Ter opiniões diversas dentro da organização é algo fundamental para que mudanças aconteçam e o progresso se apresente. Se cada um utilizar comportamentos positivos como flexibilidade, adaptabilidade, resiliência, respeito ao outro e a si mesmo, boa fé e comunicação eficaz, os resultados auferidos podem ser excelentes. Está sempre em nossas mãos. Façamos cada um de nós a nossa parte. O sucesso será de todos!

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