Tempos de Crise

Como Recomeçar em Meio à Crise

Recomeçar é sempre algo difícil. Mas, se partirmos do princípio que as coisas são cíclicas e que tudo tem seu tempo de duração, recomeçar pode ser visto como uma nova oportunidade e uma chance de fazer algo de novo com experiências antigas e lições adquiridas.

Para um bom recomeço é importante que o senso crítico do que te fez sucumbir ou do que fez ruir a estrutura da empresa anterior ou, até mesmo, o seu emprego ou algo que teve que ser interrompido faça com que perceba toda a situação.

Recomeçar é também uma oportunidade de dar uma guinada em algo que se apresenta e que pode se tornar uma grande oportunidade de triunfar.

As aprendizagens adquiridas durante o período anterior servirão de base para um recomeço mais sólido, evitando repetir os mesmos erros e usando os saberes aprendidos para fazer da forma mais correta desta feita.

Estudar especialmente em qual ramo irá ingressar, se será um novo empreendimento e como se apresenta o mercado para tal negócio. Se for um recomeço em um novo emprego, estudar o ambiente deste emprego e suas características, o que é preciso para se dar bem naquele ambiente, quais habilidades precisam ser enaltecidas e postas em prática para ocupar um lugar de destaque neste recomeço.

A crise pode se apresentar como um ambiente menos propício para recomeçar, mas o mundo não para e as necessidades urgentes do ser humano não permitem desistir, assim todos são forçados a ir em frente.

Este ambiente aparentemente inadequado para tentar mais uma vez apresenta, muitas vezes, nuances que fazem surgir novas fontes e nichos de mercados surpreendentes, ter a percepção do que se apresenta como brecha de mercado que surge inusitadamente é o que fará a diferença.

Novas oportunidades surgem, pois a crise representa a mudança de hábitos de toda uma sociedade e nestas mudanças de hábitos nascem também novos tipos de atendimentos, às vezes mais cômodos e mais baratos para os consumidores, mudanças nos costumes e atitudes diferentes, faz surgir novas ideias para atender a estas mudanças e a implantação de novas tecnologias que se adaptam às necessidades do mercado que pode fazer surgir novos negócios, novos ramos e novas oportunidades.

Estar atento ao que muda no comportamento da população é um ponto fundamental neste momento de recomeço durante a crise, pois, com esta observação, poderão surgir ideias inovadoras como tem surgido em termos de transportes solidários, escritórios virtuais, comer através de delivery e tantas outros costumes recentes que decorreram da crise que se apresenta.

Este conteúdo foi útil?

Rolar para cima