Relações Virtuais

Comunicação Competente nas Relações Virtuais

Existe um fluxo de cooperação no mundo do trabalho, que acontece mesmo virtualmente. Vemos relacionamentos pessoais e profissionais sendo estabelecidos e continuados através dos contatos virtuais por WhatsApp, e mail, telefone, facebook e instagram.

Então, que importância têm hoje os meios presenciais de expressidade?

As pessoas não se encontram mais para coordenar trabalhos, propor demandas, planejar e realizar seus projetos ou conseguir preciosidades de suas fontes de informação?

As amizades atuais são em grande parte virtuais e inclusive muitos namoros estão acontecendo nesta esfera.

Não precisamos mais da beleza da musicalidade de uma voz, do poder de sedução e convencimento de sua entonação, da eloquência de uma ênfase bem aplicada, da energia e beleza de sua projeção equilibrada, da emoção que está nas vogais de suas tônicas sincronizadas com gestos de efeito e com a luz dos olhares e sorrisos de uma mímica facial expressiva, da credibilidade de uma postura corporal natural e confiante?

Respondemos que sim, precisamos.

Mas precisamos menos. Menos no sentido de que são muito menos freqüentes os contatos presenciais nas demandas de trabalho. E até por isto precisam ser de muito mais efeito, sem espaço para equívocos, dúvidas e superficialidades.

Tiro rápido e certeiro para encantar, confiar e continuar na boa vontade.

Clareza e objetividade nas demandas bem justificadas, numa cooperação mantida pelas comunicações virtuais, mas abastecidas pela oportunidade do encontro, do pequeno “toque verbal” antes daquele email, do olhar atento no encontro do elevador, do tom de voz que diz um “não” numa musicalidade harmoniosa, num aperto de mão firme que transmite a confiança para a troca valiosa de informações completas, ricas e verdadeiras, do ouvido atento da escuta competente que faz com que o outro queira sempre dividir o que sabe com você, do argumento que consegue enfatizar o positivo para que o entusiasmo permaneça, do elogio verdadeiro e com detalhes que mantém o relacionamento aquecido, a colaboração animada (anima é alma, que está na presença física) e na interação eficiente de um fluxo de cooperação.

Este é o desafio.

O breve momento dos infinitos recursos dos efeitos de uma comunicação competente.

Este conteúdo foi útil?

Rolar para cima