Comunicação Empresarial

Comunicação Empresarial

“O sucesso de sua empresa está escondido dentro de você”

(A. Modestus)

A Comunicação Empresarial utiliza três ingredientes básicos na receita de trabalho: estratégia, criatividade e resultado.

Estes interagem entre si formando um ciclo amplamente produtivo, onde a informação exerce o seu papel principal de comunicar.

No mercado global e competitivo, planejar ações criativas com foco em objetivos definidos é fundamental para se alcançar os resultados. Acreditamos que o relacionamento com os seus clientes é parte fundamental que envolve todo o processo de comunicação.

Esta é a chave do sucesso que permeia a trajetória no mercado da comunicação empresarial. Com ela, abriremos novas portas rumo ao sucesso.

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Comunicação Empresarial, promovendo o sucesso do grupo, pois é um importante instrumento de gestão. A Comunicação transparente e direta fortalece a empresa, aumenta sua credibilidade e promove ainda mais os resultados.

Quando uma há uma boa comunicação os problemas logo desaparecem: pessoas desmotivadas, fornecedores que perdem a confiança e clientes insatisfeitos.

A comunicação empresarial constitui uma importante ferramenta de comunicação onde é possível melhorar a imagem de uma empresa, produto ou mesmo relacionamento com funcionários e com o seu público alvo.

A comunicação deve ser um meio de muita criatividade e de forte trabalho de equipe.

A Comunicação Interpessoal, é um método que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas.  Cada pessoa passa a ser considerada interlocutor e troca informações baseadas em sua cultura, suas emoções, suas vivencias e em toda a “bagagem” que traz consigo.

O processo de comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.

Cada qual tem seu repertório cultural exclusivo e, portanto, transmitirá a informação segundo seu conjunto de particularidades e o receptor agirá da mesma maneira, segundo o seu próprio filtro cultural.

A fim de minimizar esses choques culturais, convencionou-se ferramentas e meios de múltiplas utilizações que passam a ser usados pelas pessoas na comunicação interpessoal.

Como exemplo de ferramentas, podemos considerar a fala, a mímica, os e-mails, as CIs, os telefones, jornais, rádios e outras ferramentas usadas em sua empresa, no seu ambiente de trabalho.

Como em todo processo de comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade que o emissor possa dispor e o receptor deve se portar da maneira mais aberta para receber as informações  em questão.

A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possíveis.

Uma vez transmitida à informação, o receptor a processa e, segundo seus objetivos transforma-a em conhecimentos.

O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado.

O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é fator fundamental, lembre-se que vivemos em sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes parece obvio para você mas para o seu interlocutor não é.

Devemos sempre ser objetivos e claros na nossa comunicação, nunca presumindo que “ele já sabe, e não preciso ficar explicando, porque isso é obvio”.

A comunicação depois de transmitida de forma correta ao seu interlocutor, deve ter um acompanhamento para ele saber se está agindo de forma correta, ou se precisa corrigir ou melhorar, esse processo que chamamos de feedback.

Fatima Mangueira, Psicologa e Coach Executivo, atua tambem como gestora de treinamentos comportamentais, entre eles, treinamento de comunicação empresarial, tema do assunto citado.

Se desejar conhecer um pouco mais sobre os treinamentos corporativos que são realizados pela Mira, veja o site www.mira-rh.com.br

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