Contador Consultor

Contador ou Consultor – Qual Contrato Para Minha Empresa?

Sabemos que a contabilidade é importante para qualquer organização.  Com as frequentes mudanças nas áreas fiscal e tributária, o profissional contábil vem ganhando espaço no mercado de trabalho.

Índice de Conteúdo

Só que não…

As diversas pesquisas apontam que somente os profissionais que buscam por atualização e desenvolvimento é que estão realmente ocupando este espaço que o mercado vem oferecendo.

Entretanto, pelo que podemos ver o número de profissionais contábeis com este perfil é muito pequeno em relação à demanda.

Na minha percepção, vivemos a era do 8 ou 80, isto é, muitos jovens saindo das universidades sem a experiência e muitos profissionais da área se aposentando.

Sem contar nos que acham que sabem muito e os que entendem que a atualização é só para os mais novos.

Isso faz com que tenhamos um gap muito grande entre o mercado e os profissionais com as competências exigidas.

Mas que competências seriam essas?

Além das competências técnicas, que continuam fazendo muita diferença, as comportamentais não ficam muito longe.

O profissional contábil tem que saber lidar com as emoções, sejam as suas ou as dos seus clientes.

Deve ter iniciativa, uma visão sistêmica do seu negócio e do seu cliente e saber trabalhar sobre pressão. Além disso, ser flexível, dinâmico, saber gerir processos e ter a habilidade de liderar pessoas.

Precisa ser criativo e desenvolver duas das maiores competências, a empatia e a capacidade de trabalhar de forma colaborativa.

Contudo, se o profissional contábil não se perceber e se colocar como um Consultor do seu cliente, não vai adiantar qualquer empenho em desenvolver todas essas competências.

A demanda hoje, é para profissionais que colaboram e se comprometem com o negócio do seu cliente.

Esse negócio de ser expert em guardar o livro caixa, já não “cola” mais.

Tenho conversado com alguns jovens, estudantes e recém-saídos das universidades, e percebo que estão desenvolvendo esta visão e dispostos a encarar o mercado com este diferencial.

Isso me deixa muito feliz, pois já tem algum tempo que venho realizando estudos e palestras, para eles, sobre a crescente demanda da profissão e as oportunidades que o mercado tem oferecido.

Recentemente, realizando um trabalho com alguns jovens sobre suas aspirações, sonhos e opção de carreira, este assunto veio à tona.

Um dos jovens, ainda sem saber ao certo o que queira para sua carreira, disse que seu pai era contador e que ele o admirava muito.

Relatou que ficava impressionado como o pai conseguia saber tudo sobre cada cliente, e ainda sugerir ações que estavam fora da sua alçada como prestador de serviço na área contábil.

Ele confessou que estava pensando em fazer o curso de contabilidade.

Seu pai mostrava um amor tão grande pela profissão, que ele entendia que poderia ser realmente uma área muito boa.

O que percebemos é que já existe no mercado profissionais que se posicionam como consultores do seu cliente, que entendem que a demanda dele, deve ser a sua e que por conta disso estão contribuindo para um mercado produtivo.

Então, se você atua na área e quer fazer a diferença, busque a atualização, o desenvolvimento profissional e acima de tudo, olhe para o seu cliente com o olhar de quem quer ver de verdade.

Ofereça para ele o que você tem de mais valoroso, que é a confiabilidade. Se ele confiar nas suas atitudes de orientador, consultor para o negócio dele, certamente você o terá fidelizado.

E não esqueça…

Suas atitudes podem inspirar muitos jovens, então avalie sua responsabilidade para com o seu cliente e com a profissão.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SEU NEGÓCIO?

Receba conteúdo sobre Negócio.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima