Cultura da Empresa - Visão dos Funcionários nos Resultados

Cultura da Empresa – Visão dos Funcionários nos Resultados

Compreender a cultura da empresa e a visão de seus funcionários nos resultados atuais é importante.

O mundo dos negócios, das empresas e das áreas de atuação no mercado tem apresentado muitas mudanças, que são reflexo de uma sociedade que está em momento de quebra de muitos paradigmas.

Estas alterações mudam a forma como empregadores e colaboradores se identificam com o trabalho em si, entre si e com a própria empresa.

Olhando para o hoje e com uma visão para o futuro, podemos entender que o trabalho em equipe, o planejamento e as habilidades no comportamento são importantíssimos para uma tarefa feita com excelência.

É importante que a composição de uma equipe de trabalho apresente:

  • Inteligência Emocional;
  • Pensamento Crítico;
  • Criatividade.

Habilidades que o Fórum Econômico Mundial apresenta como os destaques do trabalhador no futuro, e que são de fato imprescindíveis.

Além disto, ele destaca também, a Gestão de Pessoas como uma habilidade chave para os gestores.

Como minha empresa precisa se posicionar diante deste quadro de mudanças?

Seus funcionários estão alinhados ao perfil que você idealizou para o seu negócio?

Como os colaboradores enxergam a cultura da empresa atualmente?

Você já pensou por que marcas famosas que trabalham com produtos similares, como fast-food, por exemplo, são tão diferentes no atendimento e no produto que oferecem aos seus clientes?

O que as torna diferentes em seus resultados finais?

Estas são questões que afligem os gestores e empresários, mas que podem ser solucionadas ao identificarmos como os funcionários e gestores enxergam a cultura da empresa.

E comparar como eles na verdade a idealizam através dos parâmetros da relação com o trabalho, as relações pessoais, com a defesa de seus interesses e com a forma de organização do pensamento.

Estes parâmetros vão apresentar a forma real e ideal de uma empresa.

Esta diferença é que impacta totalmente na produtividade, no nível de absenteísmo, no grau de rotatividade dos colaboradores, na cidadania organizacional, na satisfação no trabalho, ou seja, no resultado final.

Olhar este cenário é fundamental para que as empresas (de qualquer porte) iniciem um movimento de capacitação de seus colaboradores de acordo com sua cultura.

O Mapeamento da Cultura Organizacional permite que a empresa alcance maiores resultados.

Ou seja, quando compreendemos o grau de conhecimento em relação à cultura da empresa, seus métodos de trabalho, a sua forma de ação e como se apresenta a comunicação interna e externa, os resultados têm maiores possibilidades de serem alcançados.

A partir deste conhecimento é necessário avaliar as Políticas de Gestão e alinhar aos propósitos da empresa, bem como identificar o perfil da equipe e dos futuros candidatos para que estejam alinhados com os valores da organização.

Todas estas ações são imprescindíveis para atender as exigências de um mercado frente à globalização da economia, aos avanços tecnológicos, modernização e novas formas de comunicação.

Se você quer conhecer mais sobre a sua empresa e como tudo acontece mesmo quando você não está presente, conheça a metodologia fundamentada na ferramenta de Valores Pessoal C-VAT e surpreenda-se com os resultados.

Se precisar de ajuda, conte conosco!

Este conteúdo foi útil?

Rolar para cima