Jovens e Vestibular

Desafio dos Jovens na Hora do Vestibular

Os jovens têm grandes desafios a serem enfrentados no momento do vestibular. Neste momento da vida, estará decidindo o seu futuro profissional.

Algumas famílias que tem mais recursos financeiros, oferecem uma viagem sabática para que seus filhos, após a conclusão do ensino médio, possam viajar e descobrir o que tem paixão em realizar.

Eles são ainda muito jovens e precisam tomar uma decisão muito séria na vida, importante e difícil de ser tomada.

Ter um Coach, um mentor neste momento de vida pode ajudar muito este jovem a fazer a escolha certa e diminuir todo o desejo de “jogar a toalha” num momento de tanta pressão emocional.

O que muitas vezes chega a levar um quadro de estafa mental.

Um mentor que já tenha passado brilhantemente por este momento de vida, a ajuda de um Coach para o seu autoconhecimento, o suporte de professores com técnicas e estratégicas assertivas para o momento do Enem, boas horas de sono, um pouco de lazer na natureza, música, caminhada e tudo o que este jovem gosta de realizar, pode ser uma grande mola propulsora neste momento.

Ter muita compreensão e apoio familiar é fundamental.

Acredito que o mais importante disso tudo é o jovem fazer uma escolha profissional que realmente tenha paixão. Ela será o combustível das horas difíceis.

Ela fará com que ele não desista apesar de toda a dificuldade que tiver que enfrentar para alcançar o seu objetivo.

Alguns destes jovens estão prestando um exame vestibular sem ter certeza que é realmente aquilo que desejam para sua vida, outros realizam os exames para atenderem as necessidades, desejos e sonhos dos seus pais e familiares.

Serão sucessores de uma empresa familiar ou realizarão os sonhos dos seus pais que ficaram lá no passado e que, através do seu filho, terá o seu sonho realizado.

Muitos esquecem de perguntar aos seus filhos quais são os seus sonhos?

O que realmente acreditam que irá gerar uma grande felicidade profissional?

Acredito que poucos são os jovens que sabem exatamente o que querem para sua vida profissional quando realizam o vestibular, por isso que este momento de vida aliado às pressões gera a vontade de jogar a toalha”.

É o início de um novo ciclo de vida muito desafiador, com muitas exigências a serem cumpridas, poucas horas de sono, poucas horas de diversão e, principalmente, questionamentos internos.

  • Será que é realmente isso que quero para minha vida?
  • Será que serei bom o suficiente para atuar nesta profissão?
  • Esta profissão realmente me trará felicidade?
  • E agora? O que faço?
  • Vou seguir este caminho porque assim tenho um emprego garantido na empresa da minha família?
  • Vou seguir esta profissão porque assim meus pais ficarão felizes?

Acredito que a estafa mental é um acumulo de situações e sentimentos que possam ser eliminados se houver um bom gerenciamento de tempo e inteligência emocional.

É claro que eles são muito jovens para gerenciar isso tudo sozinhos.

Precisam de ajuda.

Situações como estas não acontecem apenas na vida dos jovens que estão prestando vestibular, elas são muito comuns de vermos no dia a dia das pessoas.

São os profissionais que estão insatisfeitos nas suas profissões, nos seus relacionamentos e sentem vontade de “jogar a toalha” chegam ao desânimo e, muitas vezes, á depressão porque não sabem sair daquele labirinto que se encontram.

Eles têm certeza que não querem mais aquilo para sua vida, porém não encontram forças dentro de si e nem direcionamento para mudar a direção do barco, por isso que ressalto a importância de um Coach, um mentor neste processo de conquistas pessoais e profissionais.

O autoconhecimento é fundamental para uma vida sadia.

Devemos sempre lembrar que precisamos ser felizes.

Só há um caminho para sermos excelentes profissionais, fazendo o que realmente temos paixão em realizar. Sabemos que isso ainda é um privilégio de poucos.

Por isso, enfatizo a importância de ajudarmos estes jovens que prestarão o exame vestibular para encontrarem e vivenciarem a experiência de serem felizes profissionalmente.

Faz sentido para você?

Pense nisso!

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima