Desenvolver Espírito de Liderança nos Funcionários

Como Desenvolver Espírito de Liderança nos Funcionários

Você sabe como desenvolver espírito de liderança nos funcionários?

Índice de Conteúdo

  • Envolva seus colaboradores em seu negócio, fazendo-os se sentirem donos também.

O fenômeno da liderança não acontece se não houver engajamento da maioria das pessoas.

Para James C Hunter:

“Liderar é a capacidade de influenciar as pessoas para o bem comum, fazendo com que estas contribuam com entusiasmo, de preferência com o coração, a mente, a criatividade, a excelência e outros recursos, pois fazer com que os colaboradores se sintam parte de um projeto, e que a execução do mesmo traz benefícios pessoais e coletivos, é sem dúvida um dos maiores fatores de motivação e despertamento para o espírito de liderança, dentro de uma organização”.

Os construtores de uma catedral medieval não se sentiam meros pedreiros, mas colaboradores de algo tão importante e magnífico.

Eles não a admiravam como um monumento agradável nem a exaltavam por suas delicadas e esbeltas formas arquitetônicas, mas como um símbolo referencial, essencial para a vida social.

Liderança é a arte de engajar pessoas em nossos sonhos e projetos e, ao mesmo tempo, fazer com que essas pessoas descubram seus próprios sonhos, e ajudá-las em suas realizações.

  • Defina a razão de ser da sua empresa, dê um sentido de propósito nobre ao seu negócio.

Realizar desejo, criar soluções, satisfazer as necessidades, levar saúde, e proporcionar segurança, tem sido slogans de muitas empresas e marcas.

Criar e desenvolver produtos e serviços que agregam valor ao ser humano e ter um profundo senso de missão é fundamental para que o colaborador seja desafiado a obter um espírito de liderança.

Agregar valor às pessoas é um dos pilares da liderança assertiva.

É muito mais fácil encontrar um nível maior de engajamento e motivação em empresas que melhoram a cada dia os seus produtos e serviços, comparado a empresas que estagnam ou decrescem a qualidade.

Os sonhos e as suas realizações são fatores propulsores para agirmos em direção às demandas dos clientes, fornecedores e colaboradores.

O meu comprometimento e a consistência do meu trabalho estão relacionados diretamente com a aprovação e recompensa que espero receber de todos os envolvidos no processo, fazendo com que metas pessoais se tornem uma realidade.

Sem dúvida, é um grande estímulo para que pessoas tenham atitude e iniciativa, despertando assim o espírito de liderança.

Por isso é preciso que a sua empresa saiba o que quer, e aonde chegar, quais resultados atingir e os benefícios que todos podem obter com o sucesso de se atingirem as metas propostas pela empresa.

  • Estabeleça valores elevados para sua empresa.

O senso de moralidade e ética são bases de qualquer relacionamento em qualquer tipo de grupo social, não seria diferente em uma empresa.

Você encontra poucas pessoas dispostas a liderar uma organização que tem valores que não respeitam o indivíduo, ao contrário, há um número maior de pessoas que se predispõem a liderar grupos envolvidos em dignificar o ser humano, despertando o espírito de liderança.

A ética acima de tudo, me protege, protege o outro, protege a todos.

  • Defina o limite entre a competição e a colaboração dentro de sua empresa.

A vaidade é tão nociva quanta a falta dela.

Não há nada de errado ser um pouco competitivo, pois isso tem movido o progresso e o desenvolvimento das nações, e sabemos que há pessoas mais colaborativas e outras mais competitivas.

Quando, porém, a competitividade é demasiadamente ressaltada em um ambiente, poderá trazer um enorme dano ao grupo, ultrapassando o limite da ética e da moralidade.

O espírito de cooperação desperta automaticamente o espírito de liderança.

Resolver os conflitos societários é sem sombra de dúvidas o maior desafio de um líder.

Este conteúdo foi útil?

Rolar para cima