Empregabilidade

Empregabilidade – Qual Caminho Seguir?

Empregabilidade é um tema que está em voga nos dias de hoje, seja para os profissionais ou para as empresas.

De um lado temos empresas em busca de profissionais cada vez mais qualificados, atualizados e competentes e do outro lado profissionais perdidos, sem saber o que significa qualificação, atualização e competência para as empresas.

Enquanto essa matemática não fechar, teremos um mercado confuso, com entradas e saídas, sem que isso permita que empresas e profissionais se fortaleçam e cresçam.

Se observarmos as diversas vagas divulgadas, percebemos o quanto as empresas não sabem o que querem.  É fácil ver empresas buscando este ou aquele perfil que, se esmiuçarmos vamos verificar que não tem a ver com as necessidades corporativas dela, e pior, só vão provocar divergências internas.

Em contrapartida, ouço diversos profissionais dizerem que se capacitaram neste ou naquele assunto que não tem nada a ver com o seu perfil, só fizeram porque o “mercado” disse que era bom.

Sim, é bom adquirir novos conhecimentos, isso nos engrandece e nos torna pessoas com capacidade de dialogar sobre diversos assuntos, mas daí a gente conhecer tudo que dizem para conhecer é “entupir” o nosso “chip”, abarrotar nossa “memória” e não nos capacitar efetivamente para o mercado.

É importante que se conheça exatamente qual é o nosso negócio.  Que empresas e profissionais saibam exatamente o que são. Que se posicionem no mercado de forma clara e objetiva.

Enquanto não soubermos qual a nossa missão e visão, não saberemos para onde ir.  E não adianta colocar tudo bonitinho no papel se efetivamente não estiver internalizado.

Outro ponto que julgo de estrema importância são os valores. Se não tivermos nossos valores bem definidos, certamente não teremos condições de seguir este ou aquele caminho. Agora também não adianta dizer que tem se não os pratica.

No momento corporativo conturbado, um dos valores que não podemos perder é o respeito por si e pelos outros.

Muitos profissionais, seja no desespero ou não, estão perdendo a noção de empregabilidade.

Ser empregável não significa que fazemos tudo a todo e qualquer custo.

O mais importante é conhecer qual é a direção.

Empregabilidade deve estar relacionada com a consciência das nossas verdadeiras competências, habilidades e atitudes. Deve estar relacionada à consciência do que somos e ao que queremos para a nossa carreira.

Afinal, “se você não sabe para onde ir, qualquer caminho te levará a lugar nenhum”.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima