Orientação Vocacional e Profissional

Importância da Orientação Vocacional para a Carreira

A Orientação Profissional para a Carreira é uma ferramenta que está em voga, voltando com força e que tem como foco auxiliar as pessoas no momento da escolha ou redefinição da profissão.

Hoje, a Orientação Profissional atende, não só aos jovens que estão iniciando sua carreira, bem como, os adultos que, de certa forma, estão em dúvida em relação ao cargo que exercem e que não estão satisfeitos com a profissão em que estão atuando.

Esses profissionais não se sentem felizes com os cargos que estão, pretendem investir numa nova carreira e querem progredir e trilhar cargos que lhes permitam progredir na função seja na progressão e desenvolvimento e/ou remuneração.

Hoje, é muito comum a procura de pessoas que ainda se encontram com dúvidas sobre a escolha da sua profissão a buscarem um profissional da área de Orientação Profissional para que obtenham oportunidades e desenvolvimento de carreira.

Esta busca geralmente é oriunda, principalmente, de empresas que pouco oferecem oportunidades de progresso e perspectivas para realização pessoal, então, torna-se necessário esta ajuda para uma melhor redefinição de sua carreira, escolhendo de forma mais concreta e definida. Nesse sentido, a reorientação profissional se faz importante.

Alguns dados apontam para a insatisfação em relação à escolha profissional realizada, a insegurança diante de uma nova escolha e a necessidade de informação sobre outras possibilidades profissionais, como processo de autoconhecimento são motivos que levam à procura e até mudança de profissão.

A Orientação Profissional serve não apenas para se ter um norte sobre o campo profissional, mas também, como uma oportunidade de alinhamento de suas  habilidades, características pessoais e profissionais, agregando assim:  relação trabalho x projeto de vida.

Quando se trata de jovens, entendemos que, o momento em que estamos vivendo, num mundo altamente competitivo e com uma diversidade de profissões que surge a cada momento, torna-se mais difícil para fazer a escolha consciente por uma carreira, nesta fase.

Dentro desse contexto, podemos trazer a influência da família e o mercado de trabalho oscilante, que podem gerar dúvidas quanto ao futuro para qualquer jovem no mundo atual.

Nesse momento, quero abordar a importância da Orientação Vocacional ou Profissional, apresentando com mais segurança a escolha da sua profissão e apresentando com mais segurança de que ele permaneça na universidade e invista na sua profissão, que a meu ver, são bem maiores.

Uma nova modalidade é o Coaching Vocacional.

Neste trabalho, os coaches realizam inúmeras atividades individuais que apontarão quais os melhores caminhos a se seguir.

O trabalho do coach faz com que o jovem ou adulto que estejam redefinindo sua carreira, pensem de modo mais abrangente na vida profissional que escolheu ou deseja escolher.

O trabalho de Coaching Vocacional é realizado semanalmente em grupo ou individual, por meio de conversas orientadas, com perguntas específicas, que irão auxiliar no processo de descoberta e reflexões, com base nas respostas dadas, e ao final, é colocado no papel o que foi importante para ele no encontro, além da definição de metas que o auxiliará a chegar onde deseja.

Como falei anteriormente, a Orientação Vocacional ou profissional de Carreira traz a identificar com clareza, o é que determinante para a escolha da profissão, pois é através desta ferramenta que se elucidam quais são as reais habilidades, competências, interesses, chegando ao ponto mais determinante que é a real escolha da carreira e que a possa seguir para a vida toda.

Como dizem os diversos autores.  “Pessoas felizes produzem mais e melhor e mais, que a felicidade é algo que você pode fazer por você mesmo. E, para conseguir isto é preciso preencher quatro requisitos fundamentais que constituem a nossa condição humana: afetividade, trabalho, espiritualidade e saúde”.

Este conteúdo foi útil?

Rolar para cima