Metas

Importância do Coaching na Definição de Metas para o Sucesso do Negócio

A concorrência mostra-se cada vez mais acirrada no mundo corporativo em geral. As empresas que manter-se-ão no topo ou as que lá chegarão são aquelas que se preparam, enxergam um passo à frente e “piscam” depois dos outros. O que diferenciará as vitoriosas das demais são algumas práticas de excelência adotadas pelas primeiras com maestria. Tudo começa com o traçar do caminho e do destino final: o planejamento.

Um bom planejamento é de grande relevância para as empresas de todos os portes e setores, pois as impulsiona na direção correta, auxiliando-as para que possam antecipar-se às ameaças e fazerem um diagnóstico de oportunidades e melhorias.

Parte do planejamento e do estabelecimento de metas passa por uma faceta técnica e estrutural: o que deve constar no planejamento, quais as metas a serem atingidas, qual o cronograma, quem são os responsáveis, quais recursos serão necessários e daí por diante.

No entanto, há uma outra parcela do planejamento que ficou relegada a segundo plano por muito tempo: as pessoas para concretizarem e colocarem em prática o planejamento, bem como a capacitação delas. Em tempos de estruturas organizacionais enxutas, colaboradores mais produtivos, que otimizam o tempo e os recursos disponíveis e que buscam fazer mais e melhor, muitas vezes com menos, são os que merecem mais atenção.

O sucesso de uma organização passa pelas ações e comportamentos das pessoas que a compõem. Na presente época, onde não mais funciona o modelo arcaico de liderança onde um manda e outro somente abaixa a cabeça e obedece, o desenvolvimento de habilidades comportamentais dos colaboradores é o grande trunfo das empresas e, no limite, o que determinará o sucesso do negócio – ou não!

Quando falo em desenvolvimento de comportamentos, automaticamente me vem à mente o coaching. Trata-se de uma metodologia que privilegia o aprendizado acelerado e definitivo de habilidades comportamentais e emocionais. De nada ou muito pouco adianta um colaborador saber todas as técnicas possíveis para planejar bem e alcançar metas se não tiver os comportamentos necessários para tal.

Uma jornada rumo ao sucesso passa por percalços, então o indivíduo deve ser resiliente para lidar com as vicissitudes. Um ambiente onde a comunicação é mais clara e fluida tem maior chance de sucesso. As relações humanas – vale dizer, as relações interpessoais – têm peso decisivo no atingimento de metas e conquista de objetivos. Manter o foco é fundamental, mas uma dose adequada de flexibilidade também é bom. Criatividade para lidar com novas situações é válido pois, algumas vezes, o caminho para a meta não é aquele mais tradicional ou que fora originalmente imaginado.

Eu poderia elencar aqui dezenas e dezenas de comportamentos que podem contribuir para o sucesso de uma organização, mas a mensagem que deve ficar é que o coaching é uma poderosíssima ferramenta para o desenvolvimento humano e organizacional, vez que um capital humano mais qualificado, gera melhores resultados, inclusive financeiros, para as empresas.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SEU NEGÓCIO?

Receba conteúdo sobre Negócio.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima