Coaching Político

Importância do Coaching Para Políticos

O coaching é um processo que pode ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos e suas metas. Diferentemente dos psicólogos, o coaching  trata de  orientação e se aplica a todas as carreiras que exijam uma dedicação maior para se atingir os seus objetivos em prazos determinados. Assim, cai como uma luva no que diz respeito a um processo eleitoral. Já que, no caso de uma campanha, prazos estabelecidos em lei, datas para cada uma das fases de uma campanha também têm por obrigação serem cumpridas.

É este o ambiente propício para o coach ajudar neste pleito que os políticos são tão  carentes de orientadores e treinadores. A arte de influenciar pessoas usando a inteligência emocional e a neurolinguística e a psicologia positiva, todas essas são armas que o coaching irá ajudar o candidato a usar para obter um resultado positivo e uma vitória grandiosa na eleição.

Falar em público que é um outro grande desafio enfrentado pela maioria dos candidatos pode, sim, contar com o auxílio de um coach para melhorar sua performance e mostrar que é possível desenvolver habilidades e competências que, muitas vezes, algumas pessoas possuem, mas não sabem como explorá-las.

Para esses casos, que é um dos grandes empecilhos para alguns candidatos, as ferramentas usadas pelo coach podem fazer milagres, usando congelamento de imagem, âncoras e outras técnicas que permitirão surpreender os que viram  o candidato antes e depois desses treinamentos.

E não precisamos ser experts em política para percebermos que quem fala bem em público leva uma enorme vantagem na vida e em qualquer profissão que precise ser ouvido e debater assuntos diversos.

A capacidade de influenciar pessoas é outra habilidade que o coach pode ajudar a desenvolver e ativar no candidato, permitindo aprender a fazer uma “escuta ativa” de corpo e alma, onde cada palavra será compreendida de uma forma mais clara e cada resposta será dada na medida dos seus interesses em uma negociação.

O ditado juntos somos fortes, mostra sua maior essência na política e em uma disputa e um candidato assistido e acompanhado com um personal ou life coach ou coach de carreira, sem dúvida terá muito mais vantagem e chances de sair-se bem de uma disputa eleitoral, pois se ele aprende a aglutinar pessoas e convencê-las, se aprende a ouvi-las e tirar as melhores lições e, se além disto sabe falar em público, acredita-se que grande parte das dificuldades estão vencidas .

O candidato tem obrigatoriamente que ter uma visão sistêmica da situação que se apresenta para sua eleição, assim o coach também pode ajudá-lo a ter esta percepção, que é condição “si ne qua non” para traçar uma estratégia vencedora, trabalhando os pontos positivos e as  habilidades do candidato e atuando sobre os pontos negativos dos adversários sem gerar conflitos desnecessários.

O controle emocional também deve ser trabalhado pelo coach junto ao coachee (cliente/candidato), pois durante um embate político, muitas serão as ofensas e muito será preciso segurar para não revidar de forma irracional e usando a emoção ao seu favor, gerando repercussão positiva naquelas situações em que poderiam ser consideradas um desastre.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima