Instagram - Como Conseguir mais Clientes e Engajamento

Instagram – Como Conseguir mais Clientes e Engajamento

Você sabe como conseguir mais clientes no Instagram e aumentar o engajamento?

Índice de Conteúdo

O primeiro passo para atrair mais clientes usando o Instagram é entender que as pessoas não visitam essa mídia social com o objetivo de comprar nada.

É bem raro você ouvir alguém dizer:

Preciso de um celular novo!

Vou ali no Instagram ver o que eu encontro.

Nenhum usuário de nenhuma mídia social, está ali para comprar nada. Como o próprio nome diz, uma pessoa entra em uma mídia social para se socializar.

Mas isso não quer dizer que vendas não acontecem.

Muitos negócios conseguem atrair clientes e alavancar o financeiro da empresa trabalhando o que eu chamo de “3 engrenagens”.

As 3 engrenagens são pontos cruciais que você precisa entender se quiser ter sucesso com a sua empresa no Instagram e eu vou explica-los agora.

Engrenagem 1: Entender o público alvo

Você precisa despertar o interesse das pessoas para o que você vende.

E a pior forma de despertar esse interesse é postando produto atrás de produto, ou só oferecendo seu serviço, esperando que ela compre.

Você precisa chamar a atenção desse público baseado em alguma dor, algum problema, alguma oportunidade que talvez ele não esteja vendo.

Vou te dar um exemplo:

Vamos supor que você seja um arquiteto.

Para atrair a atenção das pessoas para o seu negócio você precisa postar conteúdos falando sobre os problemas que as pessoas normalmente tem quando não contratam um arquiteto para uma obra, por exemplo, ou o quanto você economiza na compra de materiais para uma obra quando você tem a supervisão de um arquiteto.

Mas para você entender quais são esses problemas que seu público alvo muitas vezes nem sabe que tem, ou as oportunidades que ele não sabe que está perdendo você precisa entender a fundo as peculiaridades dele.

O seu dia a dia, seu comportamento de compra, seu comportamento nas mídias sociais, além dos dados demográficos como sexo idade e localização.

Então a nossa primeira engrenagem é conhecer a fundo a pessoa que você quer atingir com seus posts.

Engrenagem 2: Conteúdo

O conceito original do Instagram é formar comunidades apaixonadas por marcas ou pessoas.

Isso significa que o que se espera, tendo presença nas mídias sociais, é atrair seguidores que se tornem fãs da sua marca.

Eu acredito que a melhor forma de fazer isso seja através da postagem de conteúdos relevantes para a audiência e que entreguem valor a ela.

Bons conteúdos de atração envolvem dicas, informações, compartilhamento de novidade que seriam muito valorizados pelo seu público, e para fazer a engrenagem 2 funcionar direitinho você precisa dominar a engrenagem 1.

Você só vai conseguir produzir conteúdo relevante pra sua audiência se você souber o que ela quer ouvir.

Produzir conteúdo para um público que você não conhece, tem grandes chances de você dizer “B” para um público que quer ouvir “A”.

Mas se você está seguro de que entende quem é seu público alvo e sabe exatamente o que ele quer ouvir é hora de produzir os conteúdos.

Eu te aconselho a abusar dos vídeos que são conteúdos com bastante poder de entrega pelo Instagram.

Além disso, vídeos criam conexões, e se queremos transformar seguidores em fãs para que eles se tornem clientes, nós precisamos estar conectados a eles.

Engrenagem 3: Anúncios

Você já sabe que entender o público alvo, mas não entregar conteúdo de valor pra ele nas mídias sociais, enviar apenas posts dos seus produtos ou serviços, o tempo todo tentar vender algo, te transforma em um “panfleteiro”.

E esses negócios não costumam ter sucesso nas mídias sociais.

Você aprendeu também que dominar a produção de conteúdo sem entender o público alvo pode significar falar uma língua que quem está do outro lado não entenda.

Mas se você entende o público, os problemas e dores que podem ser resolvidos com o seu produto ou serviço, e expressa isso através dos seus conteúdos você está a um passo do sucesso.

O que você precisa é só de um combustível para crescer mais rápido, e esse combustível são os anúncios.

O Facebook, que é quem rege os anúncios, inclusive do Instagram, tem ferramentas muito assertivas que te permitem impactar o seu público por um valor muito acessível.

Os anúncios são importantes para que você consiga competir nesse universo

Assim como você teve a brilhante ideia de trazer seu negócio para as mídias sociais muitos outros empreendedores também tiveram.

Então é extremamente importante que você destine uma verba para investir, independentes do tamanho do seu negócio.

Através das ferramentas de anúncios você consegue, usando as características peculiares do seu público alvo que você estudou lá na primeira engrenagem, fazer com que o conteúdo certo chegue na pessoa certa, usando da inteligência artificial que existe por trás dos anúncios.

Para finalizar, quero deixar para vocês algumas dicas para aumentar o engajamento no Instagram.

É importante você saber que quanto maior for o seu engajamento maior será o alcance das suas publicações, mais pessoas serão atingidas por ela.

Então, se você quer que cada vez mais pessoas tenham acesso as publicações da sua marca, você precisa aumentar seu engajamento e pode começar seguindo essas 4 dicas:

1 – Use os Stories

Dos 800 milhões de usuários do Instagram, 300 milhões estão ativos diariamente no Stories.

Além da super audiência, o recurso ainda oferece uma série de ferramentas que estimulam o engajamento como os Stickes.

2 – Publique no melhor horário

Faça uma análise sobre o horário em que seu público está online no Instagram e priorize postar nestes horários.

Dessa forma, você conseguirá potencializar as interações.

3 – Interaja com seus seguidores

  • Faça perguntas para os seus seguidores;
  • Responda a comentários e Directs.

Os seguidores valorizam muito essa postura de proximidade.

4 – Seja Constante

Constância é mais importante do que frequência.

Parece confuso, mas na realidade não é.

O quero dizer é para você manter um padrão em seu calendário de postagens.

Postar 5 vezes hoje e passar os próximos 4 dias sem postar é como dar um passo a frente, na busca do crescimento de engajamento, e dois para trás.

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