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Mãe Empreendedora – Como Inovar em Seu Negócio

Se você é mãe e empreendedora, já tendo seu negócio iniciado ou ainda por empreender, o primeiro passo para a inovação é a observação do comportamento de seus clientes.

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A partir dessa observação você vai identificar o que eles demandam e ainda não foram atendidos.

É o que chamamos de lacunas no mercado, ou seja, uma demanda não atendida.

Identificada essa demanda, o passo seguinte é o planejamento.

É uma ferramenta de gestão e administração da maior importância para alcançar objetivos e se faz necessário em todas as áreas.

Planejar consiste em preparar, organizar e estruturar um negócio, visando um determinado objetivo.

O empreendedor, ao utilizar o planejamento como uma ferramenta na hora de montar um negócio, demonstra sua preocupação em evitar erros, prevendo e organizando as ações e processos que vão acontecer ao longo do tempo e, com isso, aumentando as probabilidades de sucesso do empreendimento.

Portanto, o planejamento tem importância fundamental tanto na hora de montar um negócio quanto na continuidade da operação desse negócio.

É importante ter atenção em alguns pontos, tais como:

  • os objetivos a serem alcançados;
  • os recursos necessários e disponíveis para realizar esse objetivo;
  • as expectativas de receita.

É preciso ter noção:

  • missão – o que o seu negócio se propõe realizar?
  • visão – onde quero chegar com esse negócio?
  • valores – quais as características, aspectos e critérios de atuação que vão pautar o funcionamento de meu empreendimento?

Além disso, é importante estar atento ao mercado no qual seu empreendimento se insere.

Como Identificar as Necessidades do Cliente?

Pesquisar e conhecer as características de seus possíveis clientes, fornecedores e concorrentes é fundamental para o sucesso do empreendimento. Dessa observação surgirão as ideias inovadoras para o seu negócio.

Ideias nem sempre surgem do acaso.

Elas também aparecem para você quando sua mente se abre para a observação do ambiente.

Picasso dizia que a inspiração (a ideia) sempre aparece, mas deve encontra-lo trabalhando (observando atentamente).

A maior fonte de ideias para seu negócio está na observação do comportamento de seus possíveis clientes e na identificação de demandas não atendidas do mercado.

Analise o mercado onde pretende atuar e observe que lacunas esse mercado apresenta.

Lacunas são as demandas não atendidas ou as demandas que ainda não são sentidas pelo mercado. Invista nessa linha de pesquisa e você vai encontrar essa lacuna.

Crie algo para atender a essa demanda reprimida e aguarde o sucesso.

Verifique se sua ideia partiu da identificação de uma demanda não atendida ou se surgiu do acaso.

No caso de ter sido originada pela identificação de uma demanda não atendida, verifique qual o impedimento ou obstáculo que existe para realiza-la.

Procure vencer ou contornar esse obstáculo ou impedimento e você terá criado algo novo que será sucesso de mercado.

Caso sua ideia tenha surgido ao acaso, verifique se existe mercado para ela, ou seja, se será aceita e consumida pelo mercado.

Caso afirmativo, comece a planejar sua realização e o lançamento no mercado.

Avalie suas possibilidades de realiza-la e os recursos ou conhecimento que você precisa obter para isso.

Resolvida essa questão elabore um plano de ação para tornar sua ideia em um produto ou serviço e elabore também o modelo de negócio para comercializar esse produto ou serviço.

Volto a frisar: observação e planejamento são essenciais.

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