Jovem Escolha Profissional

O Jovem e Sua Escolha Profissional

A escolha da profissão para o jovem tem um significado muito importante perante à sua condição de ser.

Além do turbilhão de emoções referente aos seus interesses pessoais, o futuro financeiro e familiar, existe uma carga sobre a sua pouca experiência, que acaba dificultado as escolhas.

Os jovens, desde muito cedo, começam a pensar sobre a carreira profissional.  Muitos, ainda no ensino médio, já estão vislumbrando esta ou aquela profissão.

Com o passar do tempo, a angústia pela escolha da carreira cresce e ao se depararem com o vestibular se veem obrigados a optar por qualquer uma.

Sem contar que a própria pressão da sociedade faz com que eles tomem decisões que fogem das suas escolhas e consequentemente da realização profissional.

A escolha da carreira mal planejada pode acarretar prejuízos na vida profissional e pessoal dos jovens.

Além do impacto nos relacionamentos familiares, por conta de opiniões divergentes de seguir esta ou aquela profissão e do grau de investimento que acaba sendo feito.

É fato que, se não estamos fazendo o que gostamos ou sonhamos, temos grandes frustrações e um mau aproveitamento das nossas competências.

Por esta razão que o Programa de Orientação Profissional para Jovens, auxilia nas descobertas e permite que as escolhas sejam muito mais direcionadas.

Contudo, participar de um projeto de orientação profissional não exclui as dificuldades, entretanto pode preparar melhor o jovem para lidar com elas.

Nada disso é tão simples e fácil. Além das indefinições constantes, das cobranças pessoais, familiares e da sociedade vivemos a fase dos hormônios em ebulição.

Acontece que como o Programa inicia com o autoconhecimento, ele permite que o jovem comece a identificar seus pontos fortes e quais serão necessários aperfeiçoar.

Através da clareza sobre si, o jovem terá mais facilidade na escolha da carreira, porém, também terá mais facilidade de entender que fazer escolhas requer abrir mão de alguma coisa e que não é pessoal, todos nós passamos por isso.

Então, se você está com esta angústia, não sabe o que fazer profissionalmente, não se desespere, certamente você encontrará a solução.

Não se furte a buscar ajuda, porque ninguém nasceu sabendo e você não será o primeiro e muito menos o último vivendo esta fase.

Este conteúdo foi útil?

Rolar para cima