Líder Competente

O Pior Líder é Aquele que Não Quer Ver…

O Pior Líder é Aquele que Não Quer Ver… Líder? Como Assim?

Existe um ditado popular que diz: “O pior cego é aquele que não quer ver.” Diz-se da pessoa que não quer ver o que está bem na sua frente. Nega-se a ver a verdade.

Escolhi este ditado por ser um bom representante do assunto que quero compartilhar com vocês neste artigo. Farei a associação da mensagem com o exercício da Liderança.

Vivemos um momento de transformação no cenário organizacional, onde as lideranças são muito exigidas e diversos trabalhos de desenvolvimento são realizados para aflorar esta competência tão essencial para o resultado final.

Diante de tamanha necessidade de criatividade e inovação, não só pelo momento político-econômico atual, como também pelas exigências de um mercado dinâmico, mutável e multicultural, é que considero extremamente importante a Liderança estar cada vez mais em estado de alerta, atenta ao desenrolar de seu negócio e disponível para perceber os pontos nevrálgicos de sua empresa e agir de forma firme, consistente e presente. Até pelo fato de seus liderados esperarem tal atitude de sua Liderança. .

E quando ocorre exatamente o contrário? O que dizer e fazer?

Fazer com que um ser que está hibernando em sua própria organização desperte enquanto há tempo, é o maior desafio. Explicarei melhor: Uma pessoa que ocupa uma posição de Liderança que trabalha de portas fechadas; que não dialoga com seu funcionário; recusa-se a ouvir as necessidades de sua equipe; fica visivelmente aborrecida quando as situações difíceis lhes são apresentadas, pois não acredita que isto esteja acontecendo em sua empresa e o pior: Está perdendo clientes. Sim, por falta de gestão do negócio, está encolhendo… Triste realidade a que estou compartilhando agora…

No entanto, é uma excelente oportunidade de geração de mudança e reflexão.

Lanço a pergunta:

Esta pessoa possui competências para gerir pessoas e um negócio?  Que tipo de Liderança esta pessoa exerce?

Líder é aquele que inspira, que está a frente de seu tempo, que está engajado com seu time de trabalho, que conhece os processos da empresa, que aproveita as dificuldades e transforma-as em oportunidades de desenvolvimento, que está sempre apto a ouvir seus liderados, de colocar-se no lugar do outro, que é corajoso. O Líder é um eterno insatisfeito positivo, pois sempre acha que tudo pode ser melhorado e feito de uma maneira diferente e inovadora.

Nos dias atuais, não podemos mais admitir que uma pessoa que ocupe posição estratégica apresente tamanha falta de visão. É preciso acordar, tirar os antolhos, praticar uma escuta ativa, promover feedbacks, confiar em seu time, dar o exemplo e deixar que isto transpareça em suas atitudes.

Pensem que suas atitudes determinam suas ações e seus liderados são o reflexo da condução que você imprime em seu ambiente de trabalho.

Então, qual a sua escolha? Vamos despertar? Vamos abrir os olhos e ampliar a visão? Que tal romper limites para conquistar resultados positivos e prósperos?

Mexa-se!

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima