Prestar Atendimento Diferenciado ao Cliente

Como Prestar Atendimento Diferenciado ao Cliente

Você está prestando atendimento diferenciado ao seu cliente?

O final de ano é a época em que as vendas ficam mais aquecidas. Para as lojas, essa é a chance de fazer mais que uma venda pontual, sendo a oportunidade de fidelizar o cliente para o ano seguinte.

Conseguir isso não é apenas uma questão de oferecer o menor preço, pois muitas vezes não é isso que o cliente considera mais importante.

Este é o momento de investir em um atendimento de excelência, para se destacar da concorrência quando todos transmitem a ideia de desespero por conta do aumento repentino no movimento.

A prova real é simples, basta responder: você gostaria de ser mal atendido só porque está comprando o produto mais em conta?

Ninguém gostaria!

Por mais exaustiva que seja a rotina no período de Festas (Natal e Ano Novo), é importante que a loja consiga manter a equipe motivada através de estímulos dos mais diversos tipos (além das comissões, prêmios especiais como uma viagem, por exemplo).

Isso fará com que os colaboradores busquem sempre oferecer o que há de melhor para o cliente.

Uma equipe motivada e com bom comportamento começa com um gerente de vendas exemplar.

É fundamental que esta posição seja preenchida por alguém capaz não apenas de mostrar, mas de realmente engajar a equipe a gerar as melhores experiências de compra do cliente.

A máxima é antiga, mas funciona até hoje: a ordem até convence, mas só o exemplo arrasta!

Portanto, nada de escolher pessoas sem experiência para um cargo tão importante no processo.

Em relação aos vendedores, estes são as peças mais importantes do tabuleiro, afinal, são eles que ficarão em contato direto com o cliente, conduzindo todo o processo de venda com o objetivo de garantir a melhor experiência de compra.

Observar algumas dicas pode fazer toda a diferença para o sucesso:

Apresentação

Estar bem apresentável é o primeiro passo, sem sombra de dúvidas.

O cliente precisa ver no vendedor alguém que está em sintonia com a marca que ele deseja comprar, acontecendo uma identificação visual que estimulará a venda.

Fica bem fácil de visualizarmos a importância da apresentação com o seguinte exemplo: imagine um skatista atendendo em uma loja que venda terno e gravata; agora imagine o contrário, alguém querendo vender skates usando terno e gravata. Simplesmente não vai dar certo.

Recepção

Receba o cliente sempre com simpatia, sorriso e olhando nos olhos.

Isso demonstra confiança, transmite a sensação que o vendedor não apenas sabe muito bem o que está fazendo, mas também a melhor forma de ajudar o cliente a sair da loja satisfeito.

O ideal é que o ele seja recebido sempre como o vendedor receberia alguém muito importante na própria casa.

Quanto mais o cliente se sentir bem recebido, mais estará disposto a comprar, permitindo inclusive, aumentar o valor vendido.

Atendimento

O atendimento é o ponto alto da venda.

É aqui que o vendedor demonstra toda sua capacidade de persuasão, indicando não apenas as características do produto ou serviço, mas em especial as vantagens que o cliente irá receber caso a compra seja realizada.

Para conseguir isso, é importante que o vendedor estude bem o que está vendendo.

Com isso, fica mais fácil ter os argumentos necessários para, por exemplo, indicar que o produto B é mais adequado que o A para atender determinada expectativa.

Pagamento

Aqui entra a cereja do bolo!

Se o cliente já escolheu e decidiu que vai comprar, este é o momento de garantir que ele seja “colocado no colo”, pois é a hora crítica: pagar.

É muito comum, após um bom atendimento, o cliente ser direcionado para o caixa da loja e lá ser recebido por alguém carrancudo e mau humorado, fazendo com que todo o encantamento se perca em um estalar de dedos.

Por isso todos os integrantes devem receber os mesmos treinamentos e orientações.

Tudo deve ser excelente do início ao fim.

Quando o vendedor entende que a missão dele é encantar o cliente, a compra acontece naturalmente e gera-se o início de uma fidelidade.

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