Inteligência Emocional

Quais Qualidades Deve-se Ter Para se Manter no Topo e se Destacar?

No mercado altamente competitivo em que vivemos destaca-se aquele que possui características que o diferenciam dos demais. Já foi percebido que uma ótima experiência técnica ou uma vivência profissional sólida não é mais suficiente para chegar e manter-se no topo!

Mas, o que mais é necessário?

Devemos ter em mente que não é o sucesso que traz características para pessoas bem-sucedidas, mas sim, o contrário. Pessoas que chegaram ao topo o fizeram porque possuem algumas qualidades que a diferenciam das demais.

Quais qualidades, características e competências deve possuir aquele que chegou ao topo e que deseja manter-se?

Uma das características mais notáveis é a adaptabilidade. No mundo corrido em que vivemos e de transformações a cada segundo, aquele que está apto a adaptar-se a contextos distintos, inclusive culturas diferentes, ganha ponto para manter-se no local mais alto. As mudanças fazem parte do jogo e aquele que não adaptar-se a elas, fatalmente será engolido por ela.

Outra característica a destacar é a inteligência emocional. Indivíduos inteligentes emocionalmente lidam com as adversidades de maneira positiva, encarando-as como oportunidades de melhoria e aprendizado e, até mesmo, como possibilidades de ganhos. São resilientes, resistentes e calmos quando a grande maioria já pulou do barco ou entregou os pontos. E, além de saberem lidar com suas próprias emoções, também lidam com as dos outros, de forma que não se permitam afetar por raivas ou desequilíbrios alheios.

Aquele que conquistou o topo o fez porque estabeleceu um planejamento. Planejar e definir metas SMART (em tradução literal: específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal), como chegar no topo e manter-se lá faz parte do plano do indivíduo diferenciado. Estabelecer metas, planejar e manter-se focado nelas permite ao indivíduo saber o passo a passo do que deve seguir, elencando recursos que necessita ou o que precisa aprender, vislumbrar possíveis obstáculos, criar planos de contingências para contorna-los ou enfrenta-los, dentre outros.

O indivíduo no topo tem uma preocupação: qualificar-se continuamente. Não somente aprendendo novos conteúdos técnicos, mas também quanto a novos comportamentos necessários à sua realidade. Manter legitimamente o interesse por ser um indivíduo mais qualificado, sempre em busca de aprender algo novo, faz toda a diferença.

A comunicação é uma das habilidades que o profissional de sucesso possui. É a maneira pela qual vai relacionar-se com tudo e todos. E quanto mais rica for sua percepção do que é a comunicação, suas nuances e possibilidades, maior será a chance de êxito.

O indivíduo que “chegou lá” apresenta como característica marcante a capacidade de criar e inovar. Pensar fora da caixa é algo comum. Para ele, o sucesso está fora da zona de conforto. Questiona-se o que pode ser feito diferente, desafiar paradigmas, perguntar-se “e se?” ou “de que outra maneira?”, fazem parte de sua característica.

Mas, talvez acima de todas as qualidades e habilidades, o profissional de sucesso tem algo que realmente o diferencia: tem um sonho, uma visão! As pessoas de sucesso têm visão de longo prazo, conseguem enxergar a árvore quando ainda só tem a semente nas mãos. Essa visão do futuro funciona como combustível inspirador para toda a jornada rumo ao topo. A realização de um sonho é mais do que motivo para a ação em direção a ele: é motivação!

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima