Retirar Funcionário da Equipe

Retirar um Funcionário da Equipe – Quando identificar?

Nenhum gestor gosta do momento de demitir um funcionário.

Pensar em como essa decisão afeta uma família inteira é desconfortável, por mais que você tenha anos de experiência como gestor.

Infelizmente, uma hora você tem que tomar essa decisão e comunicar, sem que isso o deixe culpado.

Para que esse momento não seja uma surpresa para o funcionário, é preciso um acompanhamento sistemático pelo gestor.

A aproximação do gestor com cada um da equipe permitirá que as tarefas, metas e objetivos sejam comunicados e as expectativas de resultados definidos.

O gestor deve manter sua mente aberta para ouvir as colocações dos funcionários também.

Afinal, quem está no dia a dia envolvido com a rotina, descobre novas maneiras de desenvolver as atividades.

Um processo que era realizado em 5 passos, pode ser ajustado para 3 apenas.

E com isso aumentando a produtividade.

Então esse processo de acompanhamento deve ser de mão dupla.

Quando a comunicação é aberta e o gestor acompanha o time de perto, ele conhece os funcionários individualmente.

Detectar desvios e problemas se torna parte da sua rotina e ele pode agir, dando feedbacks, treinamentos, direcionamentos, etc.

A decisão de demitir, se acontecer, será pautada em dados e fatos acompanhados no dia a dia.

Existem alguns fatores que o gestor pode observar na trajetória do funcionário e atuar para resolver. Infelizmente haverá outras situações que a demissão será importante por ferir a ética.

O gestor precisa estar ciente do seu papel no processo de decisão sobre o desligamento ou não.

A pior coisa é quando um gestor se omite.

Funcionário dedicado e esforçado, mas que não atende aos padrões de qualidade exigidos na função.

Se mesmo com treinamento e feedbacks o problema persiste, é preciso realocar o funcionário ou demiti-lo.

Nem sempre a realocação é possível, já que dependerá de vagas em outras áreas, que estejam adequadas ao perfil do funcionário.

Atrasos e faltas constantes sem justificativa realmente plausível.

Trânsito ruim, apenas nos casos de parar a cidade inteira, já que sempre se pode sair mais cedo de casa e atender o horário. Mas se chegar atrasado, compense o horário.

Não tem como sair mais cedo, converse com o gestor e entrem num acordo sobre o horário.

Desmotivação causada por falta de perspectivas na carreira ou problemas familiares podem impactar diretamente a performance do funcionário.

Com uma conversa franca, o gestor pode entender como atuar.

Se houver como ajudar com novos desafios e mudança de departamento, então ajude.

Não minta ou tente enrolar o funcionário com promessas de posição e promoção que não exista, pois será pior.

Mau comportamento e falta de honestidade são dois motivos difíceis de serem tratados.

Funcionários que fazem comentários depreciativos sobre a organização, seus pares ou líderes, ou com atitudes que geram um clima organizacional negativo, precisam de feedback.

Mas quando não há mudança é preciso agir. Um funcionário assim estraga todo o time.

E o mais grave é quando há dano para a empresa, clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Cada caso precisa ser analisado de perto.

Nem os gestores estão livres de demissões.

Quando o gestor não é respeitado, não sabe definir e explicar aos funcionários diretos a necessidade de determinadas ações, muitas vezes é desobedecido.

A empatia nesse caso é importante, e por isso a comunicação deve ser de mão dupla.

Com essas dicas, te convido a acompanhar mais de perto seu time.

Seja um líder participativo e engajado.

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