Gestão de Clima

Seu Funcionário Está Feliz? A Importância da Gestão de Clima

Como anda o clima na sua empresa? Você já se perguntou o que leva os seus colaboradores à satisfação ou à insatisfação? A gostarem ou não da sua empresa? Muitos motivos vieram a sua cabeça neste momento? Benefícios, estilo de liderança, as normas internas, a cultura da empresa e muitos outros. Todos esses estão resumidos a uma única expressão chamada Clima Organizacional.

Mas o que seria o Clima Organizacional? Podemos dizer que é uma atmosfera psicológica resultante dos sentimentos e impressões de cada membro da empresa. Isso interfere diretamente na motivação das pessoas.

Os efeitos positivos do clima em relação aos colaboradores são a satisfação com a empresa, o bom nível de comprometimento, o envolvimento, a alta produtividade, o relacionamento saudável com a equipe, enfim, o “vestir a camisa”, o acordar de manhã e, ao olhar para o espelho, se sentir feliz por estar se preparando para ir a um lugar que ele ama estar, afinal, passará a maior parte do seu tempo ali.

Por sua vez, os efeitos negativos serão o lado oposto disso. A alta rotatividade, o estresse, a baixa produtividade, faltas e atrasos, absenteísmos, acidentes de trabalho, doenças e também fofocas, boicotes, reclamações trabalhistas, greves e muitos outros efeitos.

Sem dúvida, que os efeitos positivos contribuirão para um bom atendimento ao cliente, um bom posicionamento da empresa frente ao mercado, um lugar de referência para se trabalhar e, claro, uma boa lucratividade.

E agora? Como melhorar o clima, ou melhor, como saber se o clima da sua empresa está positivo ou negativo?

A ferramenta utilizada para averiguar e assim obter um diagnóstico, que também poderíamos compará-la a uma espécie de “câmera fotográfica”, é a Pesquisa de Clima. Ela irá “fotografar” as percepções dos funcionários quanto à empresa, levantará questões até então interiorizadas, identificará possíveis problemas não imaginados, enfim, levantará os pontos positivos e negativos para que, assim, se promovam ações de melhoria.

A Pesquisa de Clima é eficazmente realizada por intermédio de um questionário que deverá ser respondido de forma anônima por todos os colaboradores de todos os níveis hierárquicos. Ele é elaborado pelo RH da empresa ou por um consultor especializado. Questões como Liderança, salários, benefícios, relacionamento interno, treinamento, desenvolvimento profissional, qualidade de vida no trabalho, dentre outros assuntos, devem ser abordados na pesquisa para que se tenha um resultado efetivo.

Antes da aplicação do questionário é necessário um bom planejamento de todo o processo: quais assuntos serão abordados, de que forma será a aplicação e a organização dos grupos, enfim tudo que envolverá a Pesquisa de Clima.

Será preciso comunicar a todos os colaboradores sobre a Pesquisa de Clima, os objetivos e a forma de aplicação. Você estará transmitindo a mensagem de “estamos interessados em ouvi-los” e isso é extremamente motivador.

Após a aplicação da pesquisa, necessário se faz apurar as variáveis, elaborar um bom plano de ação e comunicar a todos sobre os resultados e o plano de ação. Recomenda-se que se tenha uma frequência, no mínimo, anual para aplicação da pesquisa de clima.

Por fim, podemos afirmar que todo este processo favorecerá uma eficaz Gestão do Clima e, assim, promoverá o desenvolvimento das habilidades e competências organizacionais. O fato é que os ativos tangíveis como, por exemplo, estoque, maquinário, bens e imóveis, não são mais os únicos fatores determinantes para o sucesso e lucratividade, mas sim as pessoas com suas crenças, valores e comportamentos são determinantes no sucesso ou fracasso de uma empresa.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima