Melhorar Negócio Trabalhadores Informais

Trabalhadores Informais – Como Melhorar seu Negócio?

Como os trabalhadores informais podem melhorar o seu negócio através das vendas?

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O número de desempregados no Brasil passou de 13,8 milhões de pessoas e a população desocupada chegou a 14 milhões.

A alta do desemprego chegou a 13,3%, em média, no trimestre de março a maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Esta situação gerou entre outros fatores o aumento da informalidade, a desaceleração da taxa de desemprego e a redução das vagas de trabalho com carteira assinada.

Em todo o Brasil, são mais de 10 milhões de trabalhadores informais, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios.

A proliferação de trabalhadores informais é um dos indicadores de que a crise econômica tem empurrado parte dos brasileiros para a informalidade como alternativa ao desemprego crescente.

O comércio é um grupamento muito aderente à informalidade.

Vendedores e profissionais do varejo se sentem confortáveis para vender produtos e serviços com facilidade devido a confiança conquistada no mercado tradicional.

Porém, devem tomar alguns cuidados.

Quais as dificuldades que os vendedores informais encontram?

  • Portfólio de Produtos

A oferta de produtos baratos é muito sedutora para os vendedores informais.

Com pouco investimento é possível comprar e estocar para revender vários produtos.

Entretanto, se os outros vendedores tiveram a mesma ideia, a concorrência se torna maior e pode atrapalhar os planos.

  • Diferenciação

Vender produtos similares ou iguais, com o mesmo preço e mesmo atendimento, não proporcionam um atrativo para o cliente que acaba não comprando.

  • Irregularidade

Muito cuidado com as práticas comerciais adotadas em alguns casos na informalidade.

Vender produtos sem nota fiscal, não informar sobre procedimentos de troca e não fornecer contato para o cliente em caso de dúvidas, não se trata de mau atendimento e sim de um possível transtorno para o vendedor informal.

Quais as soluções?

  • Analise o mercado em que você atuará;
  • Como está a frequência de compra do cliente;
  • Quais são as margens de receita dos produtos oferecidos;
  • Qual o potencial de compra do cliente.

Prepare-se antes de vender, conheça bem as características e os benefícios do produto que você vende para obter diferencial estratégico.

Invista na apresentação pessoal, procure a melhor maneira de se comunicar com o cliente, disponibilize o máximo de contato para ele retornar em caso de dúvidas ou sugestões, fique amigo do cliente.

Pense fora da caixa.

Alguns vendedores informais optaram por aprender uma nova atividade como alternativa ao desemprego.

“Juliana era vendedora de joias em uma joalheria.

Ao ser demitida, recorreu a uma amiga que vendia artigos de prata e com o conhecimento de joias formou uma parceria de sucesso com a amiga e hoje são representantes de um fornecedor do Nordeste”.

A tendência é de que o número de trabalhadores informais continue crescendo ao longo dos próximos meses, sobretudo porque o mercado de trabalho não deverá esboçar uma reação este ano.

Se a taxa de desemprego parar de aumentar até o fim do ano e as expectativas em relação ao aumento da confiança estiverem corretas, e isso rebater em vendas e consumo, o emprego deve ser um dos próximos indicadores a se recuperar.

Sobretudo, desempenhar bem a atividade de vendedor informal garante frutos vitalícios.

Afinal, quem sabe vender, obtém ganhos financeiros, conquista a credibilidade das pessoas e cria uma imagem de confiança.

Que tal vender bem para conquistar mais alguém?

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