Vida Saudável Pode Influenciar no Trabalho

Como uma Vida Saudável Pode Influenciar no Trabalho

Como uma vida saudável pode influenciar no trabalho?

Índice de Conteúdo

Ser saudável influencia em todas as áreas da nossa vida, inclusive no trabalho.

É interessante que quando pensamos em trabalho ou em vida saudável, tendemos a tratar como coisas totalmente distintas, sem conexão.

Este é um erro.

Até porque ter um estilo de vida saudável é a base para tudo que queremos conquistar.

Como eu posso produzir, ser criativo ou idealizar novos projetos, se eu não estiver me sentindo bem?

Muitas pessoas tendem a vincular ao trabalho a culpa por não ser saudável como falta de tempo para planejar a alimentação, fazer uma atividade física ou manter os exames médicos em dia.

Entretanto, a chamada “falta de tempo” é uma falta de priorização. Tudo que é importante para você, é priorizado.

Da mesma forma deve ser tratada as práticas saudáveis, como uma prioridade.

Quando temos um sono de qualidade, por exemplo, acordamos muito mais dispostos, cheios de energia e, com isso, sentimos que estamos mais animados, que estamos prontos para vencer os desafios.

E com certeza isso acontece.

A mesma coisa ocorre quando comemos alimentos mais ricos em bons nutrientes, nos sentimos mais leves e sem os incômodos que uma alimentação sem qualidade nos trazem como azia, má digestão ou prisão de ventre.

Sem falar que o alimento é fonte de energia e o nosso corpo é como uma máquina que precisa de energia para funcionar, por isso temos que nos atentar se os alimentos que estamos entregando para ele são ricos em vitaminas, proteínas e toda a base nutritiva que compõe uma alimentação saudável.

Além da qualidade do sono e da alimentação, outra fonte de energia é a ingestão de água.

Aproximadamente 75% do nosso corpo é composto por água e precisamos nos atentar a ingeri-la antes de um dos sinais da desidratação que é a sede. Temos um hábito errado de só ingerir água ao sentir sede, na verdade o correto é não chegarmos nesse estágio.

Ao focar no trabalho, muitas vezes acabamos esquecendo de beber água. Incrível, mas esquecemos.

Uma dica é adotar uma garrafinha, assim você não precisa se levantar toda hora para beber água, ou seja, uma dica de produtividade e para não esquecer de ingerir água.

Outro ponto que contempla uma vida saudável é a prática de atividade física.

Muitos ainda fogem dela por entenderem que não têm tempo, não quererem investir na contratação de um profissional ou de uma empresa do segmento ou ainda por não gostarem de suar, das regras dos esportes ou do ambiente de academia.

O fato é que o sedentarismo, independente da justificativa, é um erro.

A atividade física traz inúmeros benefícios para saúde, como mais disposição, diminuição do estresse, ajuda na queima calórica combatendo o sobrepeso, diminuição dos riscos de doenças cardiovasculares, além da prevenção de várias doenças, dentre tais, o diabetes.

Só é possível trabalhar em alta performance tendo saúde, portanto, a atividade física está associada ao melhor desempenho profissional, exatamente por contribuir diretamente com a saúde física do profissional.

Vale ressaltar que a atividade física atua na questão hormonal, mais especificamente no que os especialistas chamam de quarteto do bem-estar: serotonina, dopamina, oxitocina e endorfina.

A serotonina equilibra o sono e alivia a dor, enquanto a dopamina traz a sensação de prazer. Já a ocitocina é a responsável pela conexão com as pessoas e, por fim, a endorfina ajuda no combate ao estresse e aumenta o bom-humor.

Tem como negar que este quarteto bem ativado é imprescindível para ter uma vida profissional de sucesso?

Vamos cuidar para não cairmos na armadilha de separar vida saudável do trabalho.

Sem estar saudável não tem como ser bem-sucedido muito tempo no trabalho.

Podemos até ser teimosos e não levar isso em consideração, mas uma hora o nosso corpo cobra e, infelizmente, muitas vezes, reverter esse quadro não é fácil.

Que tal começar a cuidar da qualidade da sua vida, revendo sua agenda e incluindo práticas mais saudáveis ou mudando aqueles itens que ainda não estão bem equilibrados?

Uma sugestão é tratar sua saúde e bem-estar com o mesmo grau de importância que você trata o trabalho, assim é possível usufruir os benefícios do bem-estar integral.

Este conteúdo foi útil?

QUER TURBINAR SUA CARREIRA?

Receba conteúdo sobre Carreira.

   

Cadastrado com Sucesso!

Rolar para cima