O que Você Precisa Saber Antes de Empreender

O que Você Precisa Saber Antes de Empreender

Você tem ideia do que precisa saber antes de empreender?

Empreender é saber identificar oportunidades e transformá-las em um negócio lucrativo.

Para que isso ocorra, é necessário que o empreendedor seja criativo, inovador, arrojado, resiliente e saiba estabelecer estratégias que irão definir o futuro do seu empreendimento.

No entanto, vários fatores contribuem para que milhares de empresas morram logo nos primeiros cinco anos de vida.

Essa taxa de mortalidade tem-se mantida entre 35% a 50% nos pequenos negócios e a principal causa é a falta de planejamento.

Antes de empreender, é necessário seguir uma sequência de ações:

  • Que começa com a ATITUDE, representada pelo comportamento empreendedor, que faz com que você perceba o risco e enxergue oportunidades onde outros veem ameaças;
  • Em seguida vem o PLANEJAMENTO que inclui todas as etapas de análises e validações de sua ideia para que ela se torne um negócio competitivo e viável;
  • Culminando com a REALIZAÇÃO, que é o momento em que sua ideia vai para o mercado como um negócio e conquista os clientes.

Siga essa sequência, antes de empreender, e não altere sua ordem.

Muitos empreendem por necessidade, ao perderem o emprego, se aposentarem e necessitarem de uma renda extra.

Outros empreendem por oportunidade, quando vislumbram uma lacuna no mercado e geram ideias para atenderem a essa demanda, transformando ideias em negócios.

Normalmente, os empreendimentos por oportunidade têm a tendência de se consolidar e crescer, ao passo que os empreendimentos por necessidade tendem a não prosperar.

O diferencial está no planejamento.

Analisar e avaliar previamente seus conhecimentos, capacitações e habilidades e adequá-los às oportunidades é o primeiro passo desse planejamento.

Segue-se a modelagem do negócio, que implica em conhecer:

  • O cliente;
  • O mercado;
  • Os fornecedores;
  • Os concorrentes;
  • Os possíveis parceiros;
  • Os recursos para construir seu produto ou serviço;
  • A forma de relacionamento com o cliente;
  • A logística;
  • As estruturas de custo e formação de preço.

Tenha sempre em mente que a única porta de entrada de dinheiro em um negócio chama-se cliente. As outras portas são somente de saída de dinheiro.

Portanto, analise e entenda seu cliente e procure não somente satisfazê-lo.

Ao analisar o comportamento de seus futuros clientes você identifica suas características (Expectativa, Hábitos, Preferências, Necessidades, Alternativas e Poder) e a possível razão pela qual ele irá escolher seu produto ou serviço.

Analise o mercado e identifique quais as demandas não atendidas podem se tornar oportunidades para empreender.

Boa Sorte!

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